top of page

5 DICAS PARA VOCÊ SE TORNAR UM PROFESSOR (a) MELHOR + DICA EXTRA



Dica 1: Empatia

Como você sabe se está dando uma aula boa? Treina no espelho? Se filma? Essas também podem ser algumas opções. Mas, a dica que separei é sobre ter empatia. Se coloque no lugar do seu aluno (a) e tente perceber se a aula que você está dando é a aula que você gostaria de ter se tivesse a idade dele ou dela.


Dica 2: Evolução

Nós professores nunca podemos nos acomodar com um mesmo planejamento e trabalhar com ele anos a fio. Precisamos sempre estar dispostos a aprender coisas novas e adaptar isso ao nosso planejamento. Isso exige que nós pensamos e repensamos nossa prática docente.


Dica 3: Estruturamento

Estruturar nossas aulas é muito importante. Às vezes levamos aos alunos cada dia uma história, uma música, um conteúdo, sem seguir uma sequência lógica e sem fazer uma ligação entre as coisas. Então essa dica é para que você explore tudo o que uma música pode mostrar ao aluno. Um exemplo: Você pode começar contando a história de uma borboleta, depois levar uma música e trabalhar com ela, um dia uma propriedade do som, no outro dia modos, você trazer um pouco sobre a história da borboleta, falar sobre o que ele se alimenta. Quando você liga uma coisa com a outra acaba estruturando seu planejamento.


Dica 4: Interdisciplinaridade

Acabei entrando um pouco nisso na dica acima. Mas uma coisa bem importante que nós professores podemos e devemos a partir da BNCC, é fazer uma ligação entre a música e outras áreas. Podemos sim trabalhar várias coisas com um mesmo tema. Seguindo o mesmo exemplo da borboleta. Você pode cantar uma música que envolva o animal (e com uma mesma música trabalhar vários conteúdos musicais), trabalhar as cores que esse animal tem (artes visuais), pesquisar com os alunos a história da borboleta (história), pesquisar também de que país ela é (geografia), trabalhar também qual é o nome científico desse animal (ciências). Estruturando suas aulas e planejando você consegue interligar diversas áreas do conhecimento partindo de apenas uma música. Com isso você trabalha o desenvolvimento integral do aluno, algo que a BNCC frisa muito.


Dica 5: Imprevistos

Todo professor (a) precisa estar preparado (a) para os imprevistos. Parece até algo clichê, mas acho importante ressaltar isso porque as vezes acabamos nos acostumando que aquela atividade já deu certo em algumas turmas, que achamos que vai dar certo para todas e não é bem assim. Precisamos ter um plano A,B,C, quantos forem possíveis, pois em muita das vezes aquele não é o momento de fazer determinada atividade, as crianças podem não estar preparadas como pensávamos para fazer aquilo ou podem até estar cansadas demais e devemos levar isso em conta. Resumindo, tenha sempre uma “carta na manga”.


DICA EXTRA: Julgamentos e comparação

Decidi colocar aqui essas dicas extras que são mais voltadas para área motivacional. Primeiro, você não se deve comparar as outras pessoas. Acontece as vezes de professores e professoras trabalharem em escolas onde há vários profissionais da mesma área e acabar se comparando. Ninguém é igual, você pode até ver a aula de outro professor (a) e achar ótima, tudo bem, mas não fique se chateando porque ele (a) é melhor. Pense no trabalho que você faz, veja suas qualidades profissionais. Aí entra a dica que falei sobre acomodação, veja se você não está muito acomodado (a), procure melhorar sua prática se achar que precisa, mas lembre-se que não somos e não devemos ser iguais. É muito importante essa diversidade no ambiente escolar.

A respeito dos julgamentos, gostaria de englobar o autojulgamento. Precisamos perceber a diferença entre uma autoavaliação e um autojulgamento. Você precisa sim, dar boas aulas, seus alunos merecem, mas cuidado para não querer ser perfeccionista demais e acabar se atrapalhando no caminho. Sobre a crítica externa, precisamos ver quais são construtivas e quais são destrutivas. Se for uma crítica para ajudar a melhorar o seu trabalho, ótimo, é muito importante receber esse feedback das outras pessoas. Porém, se for uma crítica apenas para te deixar mal, por inveja ou até mesmo porque a pessoa critica em você o que não gosta nela mesma, ignore.

Como motivação, gostaria de deixar uma frase de Augusto Cury:


“Professores brilhantes ensinam para uma profissão. Professores fascinantes ensinam para a vida.”


Augusto Cury

Atribuição a imagem:

<a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/escola">Escola foto criado por pressfoto - br.freepik.com</a>


 
 
 

Commentaires


bottom of page